quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Fetamce inicia agenda de Seminários Regionais de Organização Sindical - Beberibe Presente!


Com a proposta de organizar e fortalecer as Coordenações Regionais para a dinamização da organização sindical, a Direção da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará  (Fetamce) iniciou na segunda-feira (4/8) uma agenda de encontros para o fortalecimento das suas estruturas regionais, começando com o encontro da Regional Metropolitana, que inclui os municípios de Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante.

Serão realizados 10 Seminários Regionais de Organização Sindical em todo o estado, com a participação dos Sindicatos filiados e a presença de membros da direção estadual. O objetivo é promover a discussão sobre a estruturação das regionais e debater questões que estão na pauta do movimento sindical, como a conjuntura política nacional e o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.
No primeiro encontro, o convidado para o debate foi o deputado federal Artur Bruno, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público da Câmara. Bruno aprofundou os desafios colocados na atual conjuntura do país. O Brasil passa por uma transformação, segundo o parlamentar, desde a participação de mais brasileiros na economia, mas também as dificuldades de crescimento da mesma atualmente. O parlamentar trouxe ainda as grandes disputas de projetos ideológicos que se darão nas próximas eleições e as demandas dos trabalhadores, que precisam enxergar entre os postulantes os seus representantes.
Além disso, os presentes puderam aprofundar as demandas para promover a Constituinte Exclusiva que reforme o sistema político brasileiro.  Leidiano Farias, da Consulta Popular do Ceará,  afirmou que a ideia é realizar um plebiscito popular entre 1 e 7 de setembro para que a população desperte ao tema. Desde agosto de 2013, mais de 250 organizações, movimentos sociais, centrais sindicais e partidos políticos trabalham pela construção da ferramenta. Atualmente, já foram criados mais de 600 comitês populares em todo o Brasil. A votação, prevista para ocorrer na semana da pátria, trará apenas uma pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”.
DataLocalAtividade
07/ AgostoCrateúsSeminário Regional Crateús/ PNE e PISO ACSs e ACEs
08/ AgostoCratoSeminário Regional Cariri/ PNE e Plebiscito Popular pela Constituinte no Estado do Ceará.
11/ AgostoBarreiraSeminário Regional do Maciço de Baturité/ PNE e Plebiscito Popular pela Constituinte no Estado do Ceará.
15/ AgostoIbicuitingaSeminário sobre PNE
16/ AgostoMeruocaSeminário sobre PNE e Plebiscito Popular pela Constituinte no Estado do Ceará.
18/ AgostoJaguaribeSeminário Regional do Vale do Jaguaribe/ PNE e  Plebiscito Popular pela Constituinte no Estado do Ceará.
19/ AgostoIcóSeminário sobre PNE e Plebiscito Popular pela Constituinte no Estado do Ceará.
23/ AgostoQuixeramobimSeminário sobre PNE e Plebiscito Popular pela Constituinte no Estado do Ceará.

Nenhum comentário: