segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A plataforma dos trabalhadores para as eleições 2014



No atual processo eleitoral, um dos grandes desafios é garantir a ampliação da capacidade inclusiva e da legitimidade democrática no sistema político nacional. Nesse sentido, os programas de governo dos candidatos e candidatas devem contemplar os anseios e demandas populares. É preciso ampliar cada vez mais a capacidade política das maiorias na concepção, execução e controle das políticas públicas.

A classe trabalhadora deve ser protagonista no debate político-eleitoral. A definição de propostas qualificadas e claramente identificadas com o nosso projeto político deve pautar a intervenção coletiva do movimento sindical no âmbito da CUT.

É nessa perspectiva que a Central Única dos Trabalhadores busca contribuir com o processo eleitoral 2014, construindo propostas e diretrizes para um projeto nacional e regional de desenvolvimento, consolidadas na nossa Plataforma da Classe Trabalhadora.

Este documento reúne um conjunto amplo de propostas elaboradas coletivamente para ser uma referência nos nossos posicionamentos, negociação, mobilização e acompanhamento das políticas públicas sob a ótica dos trabalhadores.

Questões como o desenvolvimento de políticas efetivas de proteção à saúde dos trabalhadores no local de trabalho; o fortalecimento do papel do servidor público na gestão das políticas públicas e no processo de desenvolvimento; a consolidação de políticas públicas de incentivo à agricultura familiar, entre outras, compõem o rol de propostas contidas no documento.

A Plataforma se insere no debate público sobre a disputa dos rumos do desenvolvimento nacional, considerando o acirramento da disputa de hegemonia com o capital financeiro e o seu projeto neoliberal. É preciso ampliar o Estado no sentido de democratizá-lo, aprofundar os avanços na conquista de direitos e garantir serviços públicos de qualidade.

Fonte: CUT Nacional

Nenhum comentário: