sexta-feira, 1 de maio de 2015

Manifesto do 1º de Maio de 2015


Prosseguir na luta em defesa
dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras
e da democracia

Dia Nacional de Paralisação em 29 de maio

Neste 1º de Maio – Dia Internacional de luta da Classe Trabalhadora – organizações sindicais e movimentos populares do campo e da cidade, realizamos atos unitários em todo o país em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, da democracia, pela democratização da comunicação, em defesa da Petrobras e da reforma política, reafirmando a continuidade de nossa luta:
Em defesa dos direitos, contra o ajuste fiscal neoliberal: 
Não ao Projeto de Lei (PL) 4330, que retira direitos de todos/as os/as trabalhadores/as ao permitir a terceirização sem limites; mobilização permanente contra a Medida Provisória (MP) 664, que muda as regras para a concessão do auxílio-doença e pensão por morte, e contra a MP 665, que dificulta o acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial. Somos contra a política de ajuste fiscal neoliberal que penaliza o/a trabalhador/a, que gera desemprego e recessão. Defendemos a taxação das grandes fortunas, como primeiro passo para uma reforma tributária em nosso País.
Em defesa da democracia: 
Nossa luta também é pela defesa da democracia, contra a onda golpista manipulada pela grande mídia. Nossa luta é contra qualquer retrocesso para a classe trabalhadora, para as juventudes, para as mulheres, para os negros e negras e demais setores explorados e oprimidos da nação brasileira. Aprofundar a democracia é avançar nas reformas populares, agrária, urbana, tributária e política.
Pela democratização da comunicação:
A luta por direitos e pela consolidação da democracia brasileira pressupõe liberdade de expressão, pressupõe a comunicação como um direito de todos e todas. Defendemos uma nova legislação, com o fim do monopólio e liberdade de expressão não apenas para os donos dos meios de comunicação e, sim, para toda a população. A verdade da elite não é a nossa verdade. A pauta que interessa a elite não é a pauta da classe trabalhadora, que estamos levando para as ruas e que é ignorada pela maioria da grande mídia. 
Corrupção se combate com o fim do financiamento empresarial de campanha: 
Corrupção se resolve com reforma política, com a proibição do financiamento empresarial de campanha. Enquanto essa forma de financiamento não for proibida, o sistema político brasileiro continuará a seguir os interesses das empresas que financiam as campanhas dos candidatos e dos partidos, e não os interesses do povo brasileiro.
Em defesa da Petrobras e do Pré-sal, patrimônios do povo:  
Os ataques à Petrobras por parte do empresariado internacional e seus representantes no Brasil, contam com o apoio da grande imprensa e têm o objetivo de enfraquecer esse patrimônio brasileiro para que possam privatizá-lo e, assim, os recursos do Pré-Sal, que deveriam ser destinados à saúde e educação, iriam para a iniciativa privada, aumentando ainda mais os lucros dos patrões.
Jornada de Lutas
Nossa jornada unitária de lutas prossegue com a convocação, neste 1º de Maio, do Dia Nacional de Paralisação, em 29 de maio, em defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as e rumo à Greve Geral.
O dia 29 de maio será um dia de mobilização em todo o país contra o PL 4330 – que agora vai ao Senado – pela retirada das MPs 664 e 665, pelo fim do Fator Previdenciário, que constituem a pauta imediata de defesa dos direitos da classe trabalhadora hoje ameaçados. Ele se combina com a atividade permanente de pressão sobre parlamentares e governos na defesa intransigente de nossos direitos, que devem ser ampliados, jamais reduzidos.
Nos comprometemos com a continuidade do combate por uma reforma política democrática, com o fim do financiamento empresarial de campanhas e pelo conjunto das reformas populares. Só por meio de uma ampla e unitária mobilização poderemos avançar na construção de uma nação livre e democrática.

Todos e todas ao Dia Nacional de Paralisação de 29 de maio
Em defesa dos direitos dos trabalhadores

Nenhum comentário: