quinta-feira, 28 de maio de 2015

Cunha sofre derrota acachapante: “distritão” e financiamento empresarial são rejeitados

Presidente da Câmara, que fechou as galerias para o povo, sofre revés e eleição parlamentar continua sendo proporcional

Escrito por: Igor Carvalho/CUT Nacional

Por 267 votos contra, 210 a favor e duas abstenções, a Câmara dos Deputados rejeitou o “distritão” e impôs ao seu presidente, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) uma importante derrota. A sessão, que seguiu noite adentro, rejeitou também incluir na Constituição o financiamento empresarial de campanhas eleitorais.
 
No formato derrotado, os estados seriam transformados em distritos e seriam eleitos os parlamentares mais bem votados. Acabando assim com a eleição proporcional.
 
A celeridade do projeto foi determinada por Cunha, que ainda em campanha pela presidência da Casa afirmava que votaria até o fim de maio a reforma política brasileira. Sem qualquer participação popular, o projeto atropelou a comissão especial montada para analisar a PEC 352/2013, chamada de “PEC da Corrupção” e que inclui o "distritão", e foi para votação no plenário.

Nenhum comentário:

Presidente do Sindserv BEBERIBE no lançamento da Plataforma Politica para as eleições 2024 das Servidoras e Servidores Municipais da Confetam em Florianópolis - SC

  O lançamento da Plataforma Política para as eleições municipais de 2024 é um marco crucial para servidores e servidoras municipais. Esta p...