sexta-feira, 25 de setembro de 2015

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE LÍDERES DA FETAMCE



1. A FETAMCE como espaço de formação política sindical
A Formação no movimento sindical é ao mesmo tempo meio e fim. Meio porque ela é um instrumento a serviço da ação sindical. E fim, porque ela, enquanto instrumento da ação, assume a missão política do fortalecimento da luta sindical. Ou seja, ela toma para si a prática sindical, reflete sobre ela e reorienta. Na Formação a perspectiva é de crítica e auto-crítica, pois “neste lugar” a relação dialética prática-teoria-prática se evidencia efetivamente.

Assim, a FETAMCE entende que a Formação está a serviço da implementação da estratégia de organização e luta sindical, não se confundindo como espaço de mera aplicação de conhecimentos adquiridos e sim, de reconstrução da mística de mudança social, passando pelo resgate das lutas, gestos, símbolos e atitudes de revitalização permanente do horizonte utópico, que combine o sonho de uma sociedade nova e o compromisso com construção desde agora.

Para nós, a Formação e a Organização Sindical se constituem em uma relação indivisível. O resgate e o fortalecimento de um dos dois pólos dessa relação remetem necessariamente ao outro. Ambos são espaços e instrumentos de lutas. Por isso afirmamos, que a Formação é um lugar de reflexão sobre a prática sindical e que as organizações sindicais são meios para que a ação formativa aconteça.

Neste contexto a FETAMCE é um espaço privilegiado de Formação de Sujeitos Coletivos que ampliam suas relações sociais e políticas, produzem e se apropriam de vários tipos de conhecimentos, que contribuem para uma leitura crítica da realidade, capazes de perceber o potencial político que este movimento tem para com a transformação política da sociedade e emancipação dos sujeitos.

A FETAMCE é uma grande escola, chamada movimento sindical dos/as servidores/as públicos municipais, espaço em que as pessoas aprendem a dar um novo sentido à vida individual e coletiva, a disputar projeto de sociedade, onde se vivencie novas relações sociais de gênero, de geração, de raça e de etnia. Onde se valorizam as múltiplas dimensões da vida. É também o lugar de revisitar a história com olhar de classe e reinterpretá-la sobre a nossa ótica e alimentar a utopia de construção de um outro mundo possível.

Nesta perspectiva a Secretaria de Formação da FETAMCE alinhado ao Planejamento Estratégico da atual gestão tem como estratégia "capacitar as direções e lideranças sindicais, considerando todo o processo de renovação pela qual vem passando o sindicalismo cutista no ramo dos servidores públicos municipais", para o enfrentamento consistente dos desafios no que diz respeito:

a) Ampliação da sua representatividade e consolidação do Ramo;

b) Maior compreensão da concepção de Sistema Democrático de Relações de Trabalho;

c) Enraizamento nos locais de trabalho e ampliação da filiação;
d) Igualdade de oportunidades;

e) Intervenção sobre Desenvolvimento, políticas públicas, promoção dos direitos e da cidadania, bem como sobre o papel do Estado;

f) Ampliar as relações de cooperação e solidariedade nos espaços internacionais.

No processo de implementação da Política de Formação da FETAMCE estabelecemos como perspectiva de curto prazo a estruturação do Coletivo Estadual de Formação e da Academia de Liderança Sindical, como uma das condições para se garantir a mais ampla cobertura da formação sindical.  E, como fundamento neste processo de estruturação do Coletivo e da Academia, investir estrategicamente no programa de Formação de Formadores/as, visando disseminar uma cultura de ação solidária entre os sindicatos nas diversas regiões e municípios do Ceará.


2. Diretrizes para um Projeto Político-Pedagógico da Fetamce

A FETAMCE ao implementar a Política de Formação Sindical quer "dinamizar e inovar a ação sindical, revitalizar a prática dos dirigentes e contribuir com a transformação da realidade social" através:
a) do desenvolvimento de ações formativas que primem por conteúdo político e ideológico orientado para os sujeitos e suas ações, a organização sindical, a luta de classe e as disputas de projetos de sociedade;
b) da sistematização, socialização, implementação de referenciais político-pedagógico que favoreçam a emancipação dos sujeitos e a mudança de suas práticas;
c) da constituição de um sistema de formação político-sindical, voltado para lideranças, assessores/as, dirigentes, com destaque para mulheres e jovens;
d) da adoção de prática pedagógico-metodológica que construa uma concepção pluralista e democrática  de formação, possibilitando aos educandos/as acesso às diferentes visões existentes;
e) do experimento de formação continuada em áreas temáticas que possibilitem dialogar, interagir e aprofundar reflexões atinentes aos interesses conjunturais e estruturais;
f) do desenvolvimento de estratégia pedagógico-metodológico voltada para a formação político-sindical que valorize o debate sobre concepção e prática sindical, identidade, diversidade, política pública, controle social, visão de mundo, democracia e participação cidadã, organização e gestão sindical.
A construção de um projeto político-pedagógico da FETAMCE deve conjugar dimensões da concepção Marxista e Gransciana, quando traz o debate ideológico sobre sociedade e luta classe, com dimensões da pedagogia Freiriana e de outros autores, quando se referencia aos princípios e diretrizes pedagógico-metodológicos que devem orientar a prática formativa.
Estas concepções guardam intrínseca relação de modo que uma complementa a outra. Quando nos referenciamos aos aspectos da luta de classe estamos bebendo na fonte de Marx, Gramsci e de outros autores, e quando expressamos aspectos da pedagogia relacionamos naturalmente à educação popular. É por isso que ambas compõem, político e pedagogicamente, os fundamentos teóricos e metodológicos da ação formativa orientada na Política de Formação Sindical da FETAMCE.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) da FETAMCE pretende estimular uma reflexão crítica da prática, uma exigência da relação teoria/ prática, sem a qual a teoria irá virando apenas palavras, e a prática, ativismo. Como disse Paulo Freire "ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".

Nesse sentido o PPP deve se basear em alguns princípios fundamentais, orientando a prática de ensino-aprendizagem:

a) Educador e educandos, lado a lado, vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber;

b) O processo formativo deve respeitar os saberes socialmente construídos pelas lideranças sindicais na prática sindical e social;

c) Os adultos precisam saber porque necessitam aprender algo;

d) Os adultos precisam entender como podem ser independentes e alunos ao mesmo tempo. Por serem responsáveis pela sua vida, têm dificuldade em que outros lhe digam o que fazer;

e) Os adultos têm uma bagagem muito maior e mais variada de experiências, que acabam sendo a base do seu aprendizado, mas também podem acarretar em preconceitos e hábitos mentais que dificultam a aprendizagem;

f) Os adultos têm prontidão de aprender as coisas que precisam saber para enfrentar as situações da vida real;

g) A orientação da aprendizagem dos adultos é focada na vida, nos problemas que vivenciam.
Efetivaremos uma formação integral que considere o ser humano na sua totalidade e suas relações com o mundo passando necessariamente pela construção de saberes a partir da interdisciplinaridade entre as diversas áreas de conhecimento, tendo como referência o mundo do trabalho, as relações sociais, a cultura vivida no mundo sindical e as peculiaridades do movimento sindical dos servidores públicos municipais.
O PPP da FETAMCE adotará três modalidades formativas, sendo a Formação Presencial, a Formação a Distância e a Formação em Ação, conforme explicitado:
a) A Formação Presencial é aquela que acontece por meio de colóquios, conferências, seminários e oficinas presenciais.
b) A Formação à Distância acontece num Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) por meio de Fóruns, Lição Virtual, Enquetes, Banco de Roteiros e Biblioteca virtual e participativa.
c) A Formação em Ação é aquela que ocorre no cotidiano sindical através da criação e execução de um Projeto de Inovação Sindical elaborado no processo da Formação Presencial e à Distância.
A implementação destas diretrizes para um Projeto Político-Pedagógico da FETAMCE terá uma fase de experimentação em curto prazo (segundo semestre de 2015) através da criação e funcionamento de dois instrumentos: o Coletivo Estadual de Formação e a Academia de Liderança Sindical.

3. Projeto de experimentação do Projeto Político Pedagógico


A Política de Formação Sindical da FETAMCE deve ser entendida como um processo evolutivo, ou seja, o desenho do Projeto Político-Pedagógico deve ser fruto de uma combinação entre a aprendizagem institucional de 25 anos, a abordagem de novas tecnologias, a visão transdisciplinar do conhecimento e a construção de uma concepção político sindical. Desta forma, se faz pertinente a execução nesta fase inicial de um "Projeto de Experimentação" capaz de criar, testar e validar um Projeto Político-Pedagógico adequado à realidade e aos propósitos institucionais.

Para tanto, o Projeto de Experimentação deve ser implementado considerando os seguintes passos:

a) criação de um Grupo de Trabalho constituído por Dirigentes da FETAMCE, sendo: Formadores capacitados pela CUT, Assessoria Institucional e Secretaria de Formação com a tarefa de organizar e realizar o SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS com o objetivo de discutir e aprovar a Política Estadual de Formação da FETAMCE, a ser realizado em junho de 2015;

b) instituir e compor o COLETIVO ESTADUAL DE FORMAÇÃO da FETAMCE como órgão de gestão da Política Estadual de Formação, tendo como finalidade o monitoramento e avaliação dos resultados do processo formativo das lideranças sindicais. A composição deste Coletivo deve assegurar a participação de representantes das Secretarias da FETAMCE, das Coordenações Regionais e de Secretarias de Formação dos Sindicatos;

c) implantar a ACADEMIA DE LIDERANÇA SINDICAL em parceria com Universidades (UNILAB, UFC e UECE) e ONGs (Instituto Bárbara de Alencar, etc.) que terá como missão a realização dos processos de Formação Presencial, Formação à Distância e a Formação em Ação;

O Projeto de Experimentação através da ACADEMIA DE LIDERANÇA SINDICAL realizará em 2015 o Curso "Fortalecimento da Organização Sindical no Serviço Público Municipal: Contexto, Desafios e Perspectivas" com carga horária de 200 horas-aula, contemplando a seguinte Programação:

EIXOS
AULAS/CARGA HORÁRIA
TEMÁTICAS
MODALIDADE

A história, contextos e cenários da organização sindical no mundo e no Brasil.
Conferência Inaugural do Curso
5h/a
Organização dos trabalhadores no Brasil e no Mundo (cenário no Brasil, na Europa e na América Latina no passado e hoje).
Presencial
Módulo I - História e Lições
10h/a
Histórico da organização Sindical (construção da CUT, da APROMICE, da FETAMCE e da ISP - sujeitos em cena, relações do trabalho, mobilizações emergentes, etc.).
Presencial
Módulo I - Conceitos Básicos
20h/a
O que é ideologia, capitalismo e socialismo, o que é organização de classe, sindicalismo de resultado, relação com o Estado, etc.
Virtual
Módulo I - Organização Sindical no Ramo dos Servidores Públicos Municipais Cutista
20h/a
Desafios e perspectivas da Organização de base, igualdade de oportunidades no serviço público, negociação coletiva, sindicato cidadão, etc.
Virtual
Modulo I - Avaliação e Aplicação da Aprendizagem
20h/a
Como o sindicato que você participa viveu estes momentos da história?                                   Que lições podemos apreender para os tempo atuais?                                                      Como você pode compartilhar este conhecimento com a diretoria do seu sindicato?
Virtual

Presencial

Em ação

Atores e Poderes na Nova Ordem Mundial e no Brasil.
Módulo II - O contrapoder da sociedade civil
10h/a
Mundialização das resistências e das lutas (conhecendo a Plataforma Outro Davos, Fórum Social Mundial e a Internacional do Serviço Público).
Presencial
Módulo II - Redes e movimentos sociais
10h/a
O que há de novo nos movimentos sociais (características das redes de movimentos, ativismo virtual, alcance e limites dos movimento ecologistas, etc.).
Virtual
Módulo II - Mobilização social
20h/a
Conceitos básicos e processo de mobilização social (O que é mobilização social, estruturação e planejamento de mobilização social, idéias inovadoras e criativas de mobilização social).
Virtual


Módulo II - Avaliação e Aplicação da Aprendizagem
20h/a
Como o movimento sindical cutista tem participado da construção deste contrapoder?                   Que desafios e lições identificamos nas experiências para os tempo atuais?                                              Como você pode compartilhar este conhecimento com outros movimentos sociais em seu município?
Virtual

Presencial

Em ação

A Era da construção de Utopias e inovação Sindical

Módulo III - Projeto Político da FETAMCE
20h/a

Cenários e desafios da Conjuntura (precarização do serviço público, estratégias de luta dos servidores, modelo de gestão sindical, etc.)
Presencial
Módulo III - Novos Líderes para novos Tempos
20h/a

Habilidades e competências para a liderança sindical (gestão de equipes de alta performance, relações interpessoais, projeto de vida, etc.)
Virtual
Módulo III - Avaliação e Aplicação da Aprendizagem
20h/a
Quais pontos devem compor uma nova agenda de organização sindical para os servidores?                   Quais desafios e idéias projetamos para o futuro da FETAMCE?                                                 Como você pode compartilhar este conhecimento na sua Regional?
Virtual

Presencial

Em ação
Juntos somos fortes
Colóquio de Encerramento do Cursos
6h
Troca de experiência da aprendizagem
Certificação dos concludentes
Confraternização
Presencial

Desta maneira teremos 50h/a de Formação Presencial, 120h/a de Formação à Distância e 30h/a de Formação em Ação, totalizando uma carga horária de 200 horas aula.

Este curso piloto será oferecido para até 50 dirigentes da FETAMCE distribuídos entre Coordenadores Regionais, lideranças de sindicatos e  membros da Direção Estadual. Haverá um processo de inscrição para preenchimento das respectivas vagas disponibilizadas.


Secretaria de Formação Sindical da FETAMCE

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