quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Empréstimos e cartão são os principais vilões da inadimplência Plano de saúde e aluguel são as contas que os inadimplentes mais pagam em dia. Na comparação com o ano passado, brasileiro está mais endividado com empréstimos em bancos e financeiras

Dívidas bancárias são as principais causadoras da inadimplência dos brasileiros. Sete em cada dez (76%) consumidores inadimplentes que tomaram empréstimos em bancos e financeiras disseram estar com o nome com restrições por causa de atrasos no pagamento dessas dívidas. Os cartões de loja (75%) e os cartões de crédito (74%) vêm em seguida como as modalidades de crédito que mais geraram a inadimplência dos consumidores. Os dados são do estudo realizado em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). 

O cheque especial também é destaque como um dos vilões da inadimplência: dos consumidores inadimplentes que possuem esta dívida, 67% atribuem a ele o fato de terem ficado com o nome sujo - no ano passado o índice era de 43%. Já as parcelas a pagar em cheques pré-datados, boletos e carnês foram os causadores da inadimplência para 59% dos consumidores entrevistados em 2015.

"Neste momento de crise é importante que os consumidores tenham alguns cuidados na hora de adquirir novas dívidas. Em especial se as dívidas são no cartão de crédito ou no cheque especial, já que os juros cobrados nestas modalidades de crédito são os mais altos do mercado, chegando, em alguns casos, a mais de 300% ao ano", alerta o educador financeiro do portal 'Meu Bolso Feliz', José Vignoli.

Serviços 

O estudo mostra ainda que 22% dos consumidores entraram para o cadastro de devedores por pendência no pagamento de contas de telefone fixo e celular. 

Já entre os que possuem compromissos com instituições de ensino, como mensalidade de faculdade ou do colégio, 19% afirmaram que acabaram sendo negativados em razão dessas pendências, em 2014 o percentual de inadimplentes nessa categoria era de 8%.

Dívidas não bancárias são prioridade

Um dilema para quem está inadimplente é escolher as contas que devem ser pagas prioritariamente. De acordo com a pesquisa, os consumidores inadimplentes dão preferência ao pagamento de dívidas não bancárias, em especial aquelas ligadas ao plano de saúde e aluguel. 

Em relação ao plano de saúde, 94% dos inadimplentes que têm esta pendência estão com os pagamentos em dia. No caso do aluguel, a participação dos que têm esta conta em dia chega a 92%. Outros compromissos que os inadimplentes costumam pagar majoritariamente em dia são as contas de água e luz (85%) e as parcelas do condomínio (79%).

Nenhum comentário: