segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

TCU divulga painel com informações sobre os precatórios do Fundef - TEM UMA RELAÇÃO COM TODAS AS CIDADES QUE JÁ RECEBERAM, INCLUSIVE OS VALORES DE CADA UM.

O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou, na sessão plenária de ontem (4), painel de informações que dá publicidade a dados dos pagamentos dos precatórios do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O sistema consolida informações relativas a R$ 9,6 bilhões em precatórios e permite acesso simples, sem a necessidade de senha.



TCU divulga painel com informações sobre os precatórios do Fundef – Entre os anos de 2013 e 2019, a União pagou mais de R$ 9,6 bilhões a estados e municípios a título de precatórios do Fundef. Esses recursos devem ser destinados exclusivamente à manutenção e ao desenvolvimento do ensino para a educação básica pública (MDE), conforme entendimento firmado pelo Acórdão 1824/2017-TCU-PL, da relatoria do ministro Walton Alencar Rodrigues. Apesar do montante expressivo, não era simples identificar informações básicas sobre os pagamentos desses recursos pela União aos estados e aos municípios (como a data do pagamento e o número do processo), dificultando o controle social.
Para ampliar a transparência e reverter esse quadro, o Tribunal de Contas da União (TCU) lançou, na sessão plenária de 4/12, painel de informações que dá visibilidade aos dados dos pagamentos dos precatórios do Fundef. A solução transformou dados primários em um repositório organizado e consolidado e contém um painel que permite acesso simples, sem a necessidade de senha. É possível utilizar filtros por estado e por ano de pagamento e fazer a conferência dos valores por processo ou por município.

Nenhum comentário: