quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O Instituto de Previdência pode emprestar dinheiro ao Município?



Resposta - A Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar n.º 101, de 04 de maio de 2000, em seu artigo 43, § 1º, II, veda expressamente essa modalidade de empréstimo.



DA GESTÃO PATRIMONIAL
Seção I
Das Disponibilidades de Caixa
        Art. 43. As disponibilidades de caixa dos entes da Federação serão depositadas conforme estabelece o § 3o do art. 164 da Constituição.
        § 1o As disponibilidades de caixa dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos, ainda que vinculadas a fundos específicos a que se referem os arts. 249 e 250 da Constituição, ficarão depositadas em conta separada das demais disponibilidades de cada ente e aplicadas nas condições de mercado, com observância dos limites e condições de proteção e prudência financeira.
        § 2o É vedada a aplicação das disponibilidades de que trata o § 1o em:
        I - títulos da dívida pública estadual e municipal, bem como em ações e outros papéis relativos às empresas controladas pelo respectivo ente da Federação;
        II - empréstimos, de qualquer natureza, aos segurados e ao Poder Público, inclusive a suas empresas controladas.
Prezados Servidores,

O Ministério Público já foi acionado e ainda não desistimos de lutar pelo nosso repasse integral da CAPESB, hoje estive na nossa Caixa de Previdência para averiguar se o mês de Janeiro foi repassado corretamente e graças a Deus está tudo bem.

Nenhum comentário: