sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

SINDSERV NEWS - Resumo da reunião de ontem com os representantes da Gestão Municipal.


Salário de Dezembro/2012 – Temporários;

NÃO TEM COMO PAGAR, TEREMOS QUE MAIS UMA VEZ APELAR PARA A JUSTIÇA!!! PEDIMOS POR GENTILEZA LER NOTA NO FIM DO TEXTO.

Calendário de Pagamento para o ano de 2014 – Solicitação feita pelos Servidores;

Fomos informados que até o dia 10 do mês subsequente todos os servidores terão recebido seus devidos salários. Que apenas alguns temporários estão entrando em atraso e que a partir de 2014 seria regularizada essa situação, mais não deram nenhuma garantia sobre um calendário de pagamento, pois a lei permite que se pague até o 5º dia útil de cada mês subsequente.

Convocação dos Aprovados no Concurso Público Municipal de 2012;

Segundo o Sr. Advogado – Carlos Eduardo, o ministério público está ciente de que a prefeitura tem até o fim do período de vigência do concurso (04 de julho de 2014) para chamar os 97 aprovados no concurso que ainda não foram chamados, e que no momento a prefeitura não suportaria a convocação de todos esses aprovados, contudo sabemos que existem inúmeros servidores temporários (inclusive cargos comissionados com salários generosos) lotados em diferentes funções ocupando as vagas dessas pessoas. Diante disso em Janeiro, mais precisamente no dia 13, estaremos indo ao Procurador Dr. Antônio de Oliveira Lima denunciar tais casos. Além de pedir ajuda ao excelentíssimo senhor procurador do trabalho, no que diz respeito ao pagamento dos salários atrasados de dezembro/2012.

Retirada do Adicional de insalubridade dos servidores temporários da Saúde;

Mesmo após recomendação do Ministério Público Local de não haver cortes da Insalubridade de todos os servidores, o adicional de insalubridade dos servidores temporários foi retirado, (apenas os efetivos recebem) só nos resta mais uma vez procurar a Procuradora do município para mostrar que o servidor público em Beberibe não é prioridade, isso é falta de consideração a esses servidores, porque não diminuem as comissões e o número de servidores temporários e comissionados para pagarem os direitos dos que trabalham e fazem a saúde de Beberibe. Sabemos até que existem enfermeiras temporárias que não recebem tal adicional, mesmo exposta a contraírem algum tipo de doença.

Instalação da Comissão de Negociação Permanente entre SINDSERV e Prefeitura;

Estamos aguardando o projeto de Lei que já foi votado e aprovado na Câmara de vereadores que cria a Comissão de Negociação Permanente, entretanto ficou definido que o Sr. Carlos Eduardo, a Sra. Ana Maria (Secretária de Finanças), o Senhor Victor Daniel (Controlador Geral) e o Senhor Edimilson Monteiro (Secretário de Administração) seriam os representantes do município para negociar com o SINDSERV.

Assédio Moral do Sr. “Marcilio” aos Agentes de Transito;

Pedimos providências acerca desse Senhor que se acha o dono do trânsito de Beberibe e que já acionamos o ministério público no que diz respeito a esse Senhor, pois o mesmo está precisando de um curso de relações interpessoais para tratar bem os servidores públicos do município. Não aceitaremos essa prática e tomaremos medidas para coibir tal descaso, hoje pela manhã presenciamos o referido dentro da viatura do COMUTRAN. Sendo que ele nem sequer é servidor público do nosso município.

Informações sobre o pagamento do 13º salário;

Pelo menos uma notícia boa, o cálculo do 13º foi refeito de acordo com o Art. 63 do nosso estatuto do servidor, Lei 582 de 15 de fevereiro de 2000 e todos os servidores efetivos terão seu 13º salário pago da forma correta, segundo o que nos foi repassado na reunião. Inclusive a pequena diferença dos professores.

Para onde foi mais uma vez o meu 13º? Aos servidores temporários que trabalham igual aos efetivos e que já sofreram com 2012 e agora se deparam com a mesma situação.
O servidor temporário da prefeitura municipal de Beberibe mais uma vez foi lesado quanto ao pagamento do décimo terceiro (13º), pois segundo a secretária de finanças, Sra. Ana Maria, o advogado, Sr. Carlos Eduardo, além do Senhor Vitor Daniel (representantes da Senhora Prefeita na reunião de ontem à tarde), não irão pagar porque não tem dinheiro. Disse ainda o advogado citado, que os servidores temporários preferiam perder o décimo e continuar trabalhando, do que receber o décimo e ficar desempregado. Vale salientar que estamos falando de 2013, imaginem os servidores temporários que até hoje esperam o pagamento dos salários de dezembro de 2012.
Neste ano uma nova gestão de “novos tempos, novos rumos” tirou o servidor de tempo atrapalhando o seu rumo, o seu norte. Agora onde fica o slogan “sonhar e realizar” para o servidor temporário de Beberibe, acabaram frustrando o sonho de todos, deixando de realizar o pagamento do 13º salário. Mais e quem vai pagar a conta? De quem é a dívida do ano passado? Como se não bastasse o atraso de 2012 do salário de dezembro e do 13º salário, agora infelizmente a triste história se repete. Apesar do SINDSERV-BEBERIBE ter ajuizado duas ações judiciais referentes às pendências de pagamento acima citadas.

O décimo terceiro salário é um direito garantido pelo art.7º da constituição federal de 1988. Consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano. Como é um preceito constitucional os tribunais tem entendido ser um direito dos servidores temporários. Por que os comissionados temporários perceberam o décimo?  Não se enquadram na mesma condição dos outros? A única diferença é que recebem a mais! Sabemos que os servidores temporários são exclusivamente dos contratados pela atual gestão, mesmo alguns tendo passado por uma seleção, outros foram apadrinhados ou favorecidos. No entanto mesmo assim, deveriam ter dado o devido respeito aos mesmos, pois prestaram um serviço à população beberibense. Não da mais para fazer política mesclada de politicagem, é notório, imoral, injusto. Precisamos de atitudes transformadoras, decentes, sem maquiagem. Queremos uma Beberibe para os beberibenses, principalmente os que realizam um serviço público de qualidade, construído por pessoas que tenham compromisso com quem presta serviço e com a população. Quem ousará desejar Feliz Natal a esses servidores, humilhados pela sonegação dos seus direito de receber seu salário extra, e de sonhar com a realização de um pouco mais na mesa neste tão sofrido 2013.

Um comentário:

Unknown disse...

Sindserv Beberibe, é de grande valia ressaltar que os servidores públicos municipais, através de seu labor, são as peças fundamentais para o funcionamento da máquina pública, pois são eles que educam nossos filhos, nos socorrem quando estamos enfermos, constroem os equipamentos públicos que utilizamos, ou seja, desempenham as mais diversas funções no âmbito municipal para que possamos ter uma melhor qualidade de vida. Muitas vezes deixam de está com suas famílias para atender nossos anseios e necessidades. Por isso, devem ser respeitados por todos nós munícipes como pela administração pública. O pagamento de seus vencimentos é a contrapartida necessária pelo importante serviço prestado. A falta de pagamento de qualquer direito do trabalhador/servidor é uma afronta aos direitos mais essenciais do trabalhador e do ser humano, já que sua falta afronta, indiscutivelmente, o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, que está elencado no rol dos direitos fundamentas da Constituição Federal. Com isso, utilizo-me desse relevante meio de comunicação para tornar pública a minha satisfação e felicidade por ver a ação corajosa e destemida do nosso Sindicato, com o escopo de lutar pelos direitos, pelas garantias constitucionais e infraconstitucionais de nossos servidores públicos, sejam eles efetivos ou contratados, que já há algum tempo que estão tendo seus direitos vilipendiados.

Sindserv Beberibe realiza Assembleia Geral e ato nas ruas de Beberibe em alusão ao dia do Trabalhador

  Hoje pela manhã o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Beberibe realizou uma assembleia geral extraordinária em alusão ao dia d...