quinta-feira, 2 de agosto de 2012

III MARCHA ESTADUAL DO TRABALHO DECENTE CAMPANHA ANTI-DESMONTE: Todos de olho neles!


“Em defesa do patrimônio público e contra o desmonte das Prefeituras pós-eleições”
]Justificativa
Ano eleitoral é mesmo peculiar. Os ânimos se alteram e o desejo de alguns prefeitos de permanecer no poder a qualquer custo ou de tentar atrapalhar os passos do futuro gestor podem trazer prejuízos à população, inclusive aos servidores públicos municipais.
No Ceará, há histórico de prefeitos que não conseguiram eleger sucessores e praticaram desmontes nos cofres municipais. A derrota nas eleições pode ser determinante para ações lesivas ao patrimônio público.
Diante do problema, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará, FETAMCE quer mobilizar a sociedade em geral e as Instituições de fiscalização, a exemplo do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o Ministério Público do Estado (MPE) e a Procuradoria de Combate aos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP) para ficar de olho com mais força esse ano, no combate ao desmonte em prefeituras do Estado.
Fatos como ambulâncias impedidas de rodar por falta de pneus, equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) desestruturadas, salários atrasados, documentos desaparecidos e equipamentos públicos roubados fazem parte da história de nosso Ceará. Esse é o cenário de “terra arrasada” que alguns municípios do Interior cearense enfrentam quando os seus prefeitos não conseguem se reeleger ou vêem seus sucessores derrotados.
A sociedade civil organizada e mobilizada pode colaborar para que situações assemelhadas não venham ocorrer pós-período eleitoral de 2012. Nesse sentido a FETAMCE realizará a 3ª. Marcha Estadual do Trabalho Decente com o tema "Todos de olho neles! Em defesa do patrimônio público e contra o desmonte das Prefeituras pós-eleições”.

Objetivos:
A FETAMCE tem como objetivo principal chamar atenção da sociedade civil, servidores públicos municipais, dos meios de comunicação e dos órgãos de fiscalização para que se possam adotar medidas preventivas que assegurem a defesa do patrimônio público e contra o desmonte pós-eleições municipais de 2012. Para tanto almejamos:
a) Criar um Comitê Estadual “Campanha Anti-Desmonte” com a participação de entidades como a CNBB, TCM, MPE, PROCAP, Assembleia Legislativa, CUT, APRECE, e outras interessadas;
b) Solicitar dos Órgãos de Fiscalização um Plano Preventivo para o conjunto em geral dos municípios do Estado e outro Plano de Risco considerando aqueles municípios classificados com potencial de desmonte devido a denúncias, irregularidades em processos de julgamentos, etc.;
A FETAMCE compreende que estes objetivos podem desencadear um processo novo de democracia, transparência e exercício cívico da cidadania, bem como criar condições para evitar maiores danos para a população e @s trabalhadores no serviço público municipal.

Nenhum comentário: