segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Mobilização pela imediata implantação do piso já começou


A polêmica em torno da lei do piso leva a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) a convocar todas as afiliadas para uma mobilização em prol da imediata implantação do piso nos estados e municípios. Os professores não podem baixar a guarda. Neste momento é preciso continuar a luta e demonstrar força e unidade.
O piso tem sido alvo de ataques de entidades ligadas à educação, governos estaduais e municipais, que já levantam a possibilidade de questionar na Justiça a constitucionalidade de artigos da lei. Mas, queremos esclarecer que a matéria foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula, depois de um debate de 14 meses com os vários segmentos da sociedade, inclusive com aqueles que hoje se rebelam contra a Lei.
A nossa estratégia inicial é incentivar educadores de todo o país a realizarem uma verdadeira cruzada pela implementação do Piso Salarial. Faz parte dessa estratégia o envio de cartas a governadores e prefeitos para que coloquem em prática a lei do piso o mais rápido possível. Cada professor deverá solicitar que o piso entre em vigor neste segundo semestre de 2008.
Estamos cientes que nossa luta é de todos. No Rio Grande do Sul, trabalhadores em educação se anteciparam e promoveram um ato público na última sexta-feira (15) em protesto contra a intenção do governo do estado de não implementar o Piso Nacional do Magistério, sancionado no dia 16 de julho. E para chamar ainda mais a atenção do governo local um ato público reuniu, em Porto Alegre, professores, funcionários de escola e estudantes.
Nesta semana, a Direção Executiva e o Conselho Nacional de Entidades da CNTE voltam a se reunir para definir as estratégias a serem seguidas. Precisamos continuar lutando porque ainda não há por parte das autoridades a visão de que a educação deve ser prioridade. Afinal, o Piso é o primeiro degrau para a efetiva valorização dos educadores e da própria educação.

Nenhum comentário: