Encontro será realizado, nos próximos dias 22 e 23 de outubro, na sede da CUT-CE, em Fortaleza.
Escrito por: Camila Carvalho (Ass. de Comunicação da CUT-CE)
A comunicação é um dos instrumentos mais valiosos no movimento sindical cutista. Por meio dela, a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores ecoa por todo o país e até mesmo pelo mundo, já que a Central Única dos Trabalhadores é a maior da América Latina e quinta maior do planeta. Tendo em vista a importância da comunicação, a CUT-CE promove o I Curso de Comunicação e Radiojornalismo, nos próximos dias 22 e 23 de outubro de 2013, na sede da Central, em Fortaleza. Assessores e secretários de Comunciação são o público-alvo da capacitação.
A abertura do evento contará com a participação do Coord. de Redes Sociais da CUT, Alex Capuano, que apresentará a palestra “A luta pela democratização da comunicação e liberdade de expressão”.
O jornalista, radialista, professor de jornalismo da UFC, diretor da Rádio Universitária FM, coordenador de comunicação social e marketing da Universidade Federal do Ceará (UFC), Nonato Lima, também ministrará a palestra “Nós estamos no ar: comunicação sindical e jornalismo radiofônico sob o ponto de vista dos trabalhadores”. Segundo ele, serão apresentados os aspectos político-sociais e técnicos da comunicação.“Vamos também discutir sobre o movimento sindical, as práticas de comunicação dos trabalhadores e suas organizações e o uso do rádio na mobilização dos trabalhadores”, ressalta.
Além dos debates teóricos, o foco principal do curso é a prática. Para tanto, os participantes terão a oportunidade de produzir programas de rádio sobre bandeiras de luta da CUT, que serão analisados durante o encontro.
Na ocasião, serão escolhidos ainda os integrantes do Coletivo de Comunicação da CUT. A proposta é fortalecer a luta na área com o reforço do grupo, que se irá reunir para discutir sobre ações da Central no setor da Comunicação. Está prevista também a apresentação dos meios de comunicação da CUT-CE: o site (www.cutceara.org.br), o facebook (www.facebook.com/cutceara) e o twitter (@cutceara).
De acordo com o secretário de comunicação da CUT-Ce, Ataíde de Oliveira, o curso será um momento de aprofundar os conhecimentos em técnicas radiofônicas não só na teoria, como também na prática. “Contamos com a presença de todos(as) para fortalecer o debate. Afinal, comunicação é essencial para dar visibilidade à luta da classe trabalhadora. Temos que nos capacitar para melhor divulgarmos os interesses dos trabalhadores. Esse é o objetivo desse curso”, ressaltou.
Ficha de inscrição, clique aqui.
PROGRAMAÇÃO
DIA 22 – Terça-feira
09:00 – Abertura com apresentação dos diretores da CUT-CE.
10:00 – “A luta pela democratização da comunicação e liberdade de expressão”
Palestrante: Alex Capuano - Coord. de Redes Sociais da CUT
11:30 – Debate
12:00 – Almoço
14:00 – “Nós estamos no ar: comunicação sindical e jornalismo radiofônico sob o ponto de vista dos trabalhadores.”
Palestrante: Nonato Lima – radialista, jornalista, professor de jornalismo da UFC, diretor da Rádio Universitária FM, Coordenador de Comunicação Social e Marketing da UFC.
16:00 – Oficina de Radiojornalismo / Planejamento e elaboração de peças radiofônicas. Linguagem e técnicas.
DIA 23 – Quarta-feira
09:00 – Oficina de Radiojornalismo / Apresentação de trabalhos elaborados na oficina, discussão e avaliação.
10:00 – “Estratégia e Instrumentos de Comunicação da CUT-CE”
Palestrante: Ataíde de Oliveira – Secretário de Comunicação da CUT-CE
11:00 – Escolha do Coletivo de Comunicação da CUT-CE
12:30 – Almoço/Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário