O Ministério da Educação divulgou o novo valor-aluno, que incide diretamente nos recursos do FUNDEB. Esse valor obteve um reajuste de R$2.627,08, comparado ao último que foi de R$ 2.544,31, mesmo com o aumento muitos gestores ainda passaram dificuldades em cumprir o piso salarial. Na minha modesta visão, os gestores precisam planejar e analisar como será a aplicação deste recursos, temos 60% para os professores e 40% para a manutenção, mas muitos municípios espalhados pelo Brasil, gastam até 80% com o pagamento de professores, muitas vezes comprometendo a manutenção das escolas que estão em sua maioria das vezes sucateadas.
O olhar do gestor público para essa situação, deve estar bem atento, para que a educação não perca o foco e nem os nossos alunos possam vir a ser prejudicados por uma má atuação. O gestor junto com o secretário de finanças e de educação, são os responsáveis pela distribuição dos recursos, por isso precisam estar alinhados sempre visando a melhoria da qualidade da educação. O piso salarial era 11,36% antes da divulgação do resultado do valor-aluno e agora 14,94%, onde deve ser repassado para os professores, mas fico me perguntando, como? Se muitos ainda não pagaram o piso na íntegra e até mesmo o ministro da educação, foi enfático em dizer que muitas as prefeituras não teriam condições de cumprir com o piso salarial dos professores.
Nós professores seguimos com a mesma penumbra de sempre, vivendo sempre à mercê de uma elite que se preocupa apenas em brigar e plantar discórdia, esquecendo das lutas dos professores guerreiros que fazem de tudo para colocar a educação em um patamar de qualidade. Antes da divulgação deste resultado, o valor do piso salarial era de R$ 2.135,63 agora com essa divulgação o valor deve sofrer um reajuste para R$2.203,60, é de bom alvitre lembrar que todo ano acontece a mesma coisa e esse valor como sempre nunca é repassado, devido as condições desfavoráveis de finanças dos municípios que estão em sua maioria todas inchadas.
Beberibe
|
131.848,02
|
834.213,21
|
966.061,23
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário