Saiba quais são as metodologias de ensino adotadas pelas escolas
As principais propostas pedagógicas da educação básica – A proposta pedagógica de uma escola norteia a metodologia e atividades educativas da instituição ao longo do ano. Cada linha pedagógica contribui de forma diferenciada para a formação da criança e conta com métodos de abordagens diferentes. Para conseguir escolher uma escola que adote práticas condizentes com a sua visão de mundo e objetivos para educação do seu filho (a), é importante conhecer o que é e como funciona cada proposta pedagógica. Por isso, confira as principais teorias aplicadas à educação básica.
Construtivismo
Criada a partir dos estudos do psicólogo, biólogo e pesquisador suíço Jean Piaget, a pedagogia construtivista incentiva a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. As escolas construtivistas acreditam que o conhecimento acontece a partir das vivências cotidianas, sendo importante propor temas do universo e de interesse dos estudantes.
O objetivo do construtivismo é a autonomia do aluno. As disciplinas são trabalhadas de forma mais lúdica, com utilização de música, encenação, artes, etc. Os métodos avaliativos buscam evitar a rigidez e avaliar a criança ao longo do seu aprendizado. As escolas adaptam diferentes pontos da teoria para a sua realidade, por isso é importante conversar com os coordenadores para compreender como é o processo de ensino na instituição.
Tradicional
Na pedagogia tradicional o estudante é colocado em segundo plano e o educador adquire o papel centralizado do aprendizado. Considerada um modelo mais antigo de ensino, a proposta pedagógica tradicional defende que o conhecimento é absoluto e não está sujeito a questionamentos ou variações. O estudante deve absorver os conteúdos, passados de forma sistematizada.
As avaliações são as provas, que visam medir o conhecimento. É estabelecida uma pontuação mínima aceitável em cada avaliação e o estudante que não alcança essa média é reprovado. Mesmo sendo característica da pedagogia tradicional, essa prática avaliativa ainda é aplicada na maioria das escolas, mesmo quando elas não se intitulam tradicionais. As principais propostas pedagógicas da educação básica
Pedagogia Waldorf
Com uma abordagem mais humanista, a pedagogia Waldorf se baseia na filosofia do austríaco Rudolf Steiner, que defendia um modelo de aprendizagem mais lúdico, que associasse a arte ao aprendizado. A escola fomenta a criatividade e imaginação dos alunos através de atividades que não são comuns nas instituições de ensino, como dança, pintura, culinária, tricô, entre outras.
Essa linha pedagógica também incentiva o contato das crianças com a natureza e os animais, por isso seus ambientes de ensino são ao ar livre. A Federação de Escolas Waldorf (FEWB) é responsável por cadastrar as instituições com essa metodologia. Atualmente são cerca de 75 escolas autorizadas a utilizar esse modelo de ensino.
Interacionismo
Assim como o Construtivismo, o Interacionismo compreende o ser humano como agente ativo no processo da aprendizagem. Dessa forma, a escola interacionista também incentiva os alunos a participarem do seu aprendizado. Apoiada nos estudos e teorias de Lev Vygotsky, a pedagogia interacionista defende o conhecimento construído pelo indivíduo a partir da sua relação com meio e os outros sujeitos.
Montessori
A escola montessoriana tem como base de sua atuação a metodologia criada pela educadora Maria Montessori, que defendia a ideia da abstração e experiência como impulsionadores do aprendizado. Dessa forma, a escola dispões materiais que estimulam a criatividade, imaginação e aprendizagem. Cabe a professora disponibilizar diferentes modelos de lições e ao estudante optar pelas atividades que deseja realizar no dia.
O modelo Montessori permite que os estudantes avancem em ritmos próprios de aprendizado. As salas de aula evitam a superlotação, com o número máximo de 20 alunos por séries ou ciclos. As avaliações do aprendizado podem ser a partir das observações e anotações dos professores ou através das provas, como acontece no ensino tradicional. As principais propostas pedagógicas da educação básica
Nenhum comentário:
Postar um comentário