1. A
FETAMCE como espaço de formação política sindical
A Formação no movimento sindical é ao
mesmo tempo meio e fim. Meio porque ela é um instrumento a serviço da ação
sindical. E fim, porque ela, enquanto instrumento da ação, assume a missão
política do fortalecimento da luta sindical. Ou seja, ela toma para si a
prática sindical, reflete sobre ela e reorienta. Na Formação a perspectiva é de
crítica e auto-crítica, pois “neste lugar” a relação dialética prática-teoria-prática
se evidencia efetivamente.
Assim, a FETAMCE entende que a
Formação está a serviço da implementação da estratégia de organização e luta
sindical, não se confundindo como espaço de mera aplicação de conhecimentos
adquiridos e sim, de reconstrução da mística de mudança social, passando pelo
resgate das lutas, gestos, símbolos e atitudes de revitalização permanente do
horizonte utópico, que combine o sonho de uma sociedade nova e o compromisso
com construção desde agora.
Para nós, a Formação e a Organização
Sindical se constituem em uma relação indivisível. O resgate e o fortalecimento
de um dos dois pólos dessa relação remetem necessariamente ao outro. Ambos são
espaços e instrumentos de lutas. Por isso afirmamos, que a Formação é um lugar
de reflexão sobre a prática sindical e que as organizações sindicais são meios
para que a ação formativa aconteça.
Neste contexto a FETAMCE é um espaço
privilegiado de Formação de Sujeitos Coletivos que ampliam suas relações
sociais e políticas, produzem e se apropriam de vários tipos de conhecimentos,
que contribuem para uma leitura crítica da realidade, capazes de perceber o
potencial político que este movimento tem para com a transformação política da
sociedade e emancipação dos sujeitos.
A FETAMCE é uma grande escola,
chamada movimento sindical dos/as servidores/as públicos municipais, espaço em
que as pessoas aprendem a dar um novo sentido à vida individual e coletiva, a
disputar projeto de sociedade, onde se vivencie novas relações sociais de
gênero, de geração, de raça e de etnia. Onde se valorizam as múltiplas
dimensões da vida. É também o lugar de revisitar a história com olhar de classe
e reinterpretá-la sobre a nossa ótica e alimentar a utopia de construção de um
outro mundo possível.
Nesta perspectiva a Secretaria de Formação da
FETAMCE alinhado ao Planejamento Estratégico da atual gestão tem como
estratégia "capacitar as direções e lideranças sindicais, considerando
todo o processo de renovação pela qual vem passando o sindicalismo cutista no
ramo dos servidores públicos municipais", para o enfrentamento consistente
dos desafios no que diz respeito:
a) Ampliação da sua representatividade e consolidação do Ramo;
b) Maior compreensão da concepção de Sistema Democrático de Relações
de Trabalho;
c) Enraizamento nos locais de trabalho e ampliação da filiação;
d) Igualdade de oportunidades;
e) Intervenção sobre Desenvolvimento, políticas públicas, promoção dos
direitos e da cidadania, bem como sobre o papel do Estado;
f) Ampliar as relações de cooperação e solidariedade nos espaços
internacionais.
No processo de implementação da Política de Formação da FETAMCE
estabelecemos como perspectiva de curto
prazo a estruturação do Coletivo Estadual de Formação e da Academia de Liderança Sindical, como
uma das condições para se garantir a mais ampla cobertura da formação sindical.
E, como fundamento neste processo de estruturação do Coletivo e da
Academia, investir estrategicamente no programa de Formação de Formadores/as, visando disseminar uma cultura de ação
solidária entre os sindicatos nas diversas regiões e municípios do Ceará.
2. Diretrizes para um Projeto Político-Pedagógico da
Fetamce
A FETAMCE ao implementar a Política de Formação
Sindical quer "dinamizar e inovar a ação sindical, revitalizar a prática
dos dirigentes e contribuir com a transformação da realidade social" através:
a)
do desenvolvimento de ações formativas que primem por conteúdo político e
ideológico orientado para os sujeitos e suas ações, a organização sindical, a
luta de classe e as disputas de projetos de sociedade;
b)
da sistematização, socialização, implementação de referenciais
político-pedagógico que favoreçam a emancipação dos sujeitos e a mudança de
suas práticas;
c)
da constituição de um sistema de formação político-sindical, voltado para
lideranças, assessores/as, dirigentes, com destaque para mulheres e jovens;
d) da adoção de prática
pedagógico-metodológica que construa uma concepção pluralista e
democrática de formação, possibilitando
aos educandos/as acesso às diferentes visões existentes;
e) do experimento de formação
continuada em áreas temáticas que possibilitem dialogar, interagir e aprofundar
reflexões atinentes aos interesses conjunturais e estruturais;
f) do desenvolvimento de estratégia
pedagógico-metodológico voltada para a formação político-sindical que valorize
o debate sobre concepção e prática sindical, identidade, diversidade, política
pública, controle social, visão de mundo, democracia e participação cidadã,
organização e gestão sindical.
A construção de um projeto
político-pedagógico da FETAMCE deve conjugar dimensões da concepção Marxista e
Gransciana, quando traz o debate ideológico sobre sociedade e luta classe, com
dimensões da pedagogia Freiriana e de outros autores, quando se referencia aos
princípios e diretrizes pedagógico-metodológicos que devem orientar a prática
formativa.
Estas concepções guardam intrínseca
relação de modo que uma complementa a outra. Quando nos referenciamos aos
aspectos da luta de classe estamos bebendo na fonte de Marx, Gramsci e de
outros autores, e quando expressamos aspectos da pedagogia relacionamos
naturalmente à educação popular. É por isso que ambas compõem, político e
pedagogicamente, os fundamentos teóricos e metodológicos da ação formativa
orientada na Política de Formação Sindical da FETAMCE.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) da FETAMCE pretende estimular uma
reflexão crítica da prática, uma exigência da relação teoria/ prática, sem a
qual a teoria irá virando apenas palavras, e a prática, ativismo. Como disse Paulo
Freire "ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é
ação pela qual um sujeito criador dá forma, alma a um corpo indeciso e
acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos,
apesar das diferenças, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem
ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".
Nesse sentido o PPP deve se
basear em alguns princípios fundamentais, orientando a prática de
ensino-aprendizagem:
a) Educador e
educandos, lado a lado, vão se transformando em reais sujeitos da construção e
da reconstrução do saber;
b) O processo
formativo deve respeitar os saberes socialmente construídos pelas lideranças
sindicais na prática sindical e social;
c) Os adultos precisam saber porque
necessitam aprender algo;
d) Os adultos
precisam entender como podem ser independentes e alunos ao mesmo tempo. Por
serem responsáveis pela sua vida, têm dificuldade em que outros lhe digam o que
fazer;
e) Os adultos
têm uma bagagem muito maior e mais variada de experiências, que acabam sendo a
base do seu aprendizado, mas também podem acarretar em preconceitos e hábitos
mentais que dificultam a aprendizagem;
f) Os adultos têm prontidão de
aprender as coisas que precisam saber para enfrentar as situações da vida real;
g) A orientação
da aprendizagem dos adultos é focada na vida, nos problemas que vivenciam.
Efetivaremos uma formação integral
que considere o ser humano na sua totalidade e suas relações com o mundo passando
necessariamente pela construção de saberes a partir da interdisciplinaridade
entre as diversas áreas de conhecimento, tendo como referência o mundo do
trabalho, as relações sociais, a cultura vivida no mundo sindical e as
peculiaridades do movimento sindical dos servidores públicos municipais.
O PPP da FETAMCE adotará três modalidades formativas,
sendo a Formação Presencial, a Formação a Distância e a Formação em Ação, conforme
explicitado:
a) A Formação Presencial é aquela que acontece por meio de colóquios,
conferências, seminários e oficinas presenciais.
b) A Formação à Distância acontece num Ambiente Virtual de Ensino e
Aprendizagem (AVEA) por meio de Fóruns, Lição Virtual, Enquetes, Banco de
Roteiros e Biblioteca virtual e participativa.
c) A Formação em Ação é aquela que ocorre no cotidiano sindical através
da criação e execução de um Projeto de Inovação Sindical elaborado no processo
da Formação Presencial e à Distância.
A implementação destas diretrizes para um Projeto
Político-Pedagógico da FETAMCE terá uma fase de experimentação em curto prazo
(segundo semestre de 2015) através da criação e funcionamento de dois
instrumentos: o Coletivo Estadual de
Formação e a Academia de Liderança
Sindical.
3. Projeto
de experimentação do Projeto Político Pedagógico
A Política de Formação Sindical da FETAMCE
deve ser entendida como um processo evolutivo, ou seja, o desenho do Projeto
Político-Pedagógico deve ser fruto de uma combinação entre a aprendizagem
institucional de 25 anos, a abordagem de novas tecnologias, a visão transdisciplinar
do conhecimento e a construção de uma concepção político sindical. Desta forma,
se faz pertinente a execução nesta fase inicial de um "Projeto de
Experimentação" capaz de criar, testar e validar um Projeto
Político-Pedagógico adequado à realidade e aos propósitos institucionais.
Para tanto, o Projeto de Experimentação deve
ser implementado considerando os seguintes passos:
a) criação de um Grupo de Trabalho
constituído por Dirigentes da FETAMCE, sendo: Formadores capacitados pela CUT,
Assessoria Institucional e Secretaria de Formação com a tarefa de organizar e
realizar o SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS com o objetivo de
discutir e aprovar a Política Estadual de Formação da FETAMCE, a ser realizado
em junho de 2015;
b) instituir e compor o COLETIVO ESTADUAL DE
FORMAÇÃO da FETAMCE como órgão de gestão da Política Estadual de Formação,
tendo como finalidade o monitoramento e avaliação dos resultados do processo
formativo das lideranças sindicais. A composição deste Coletivo deve assegurar
a participação de representantes das Secretarias da FETAMCE, das Coordenações
Regionais e de Secretarias de Formação dos Sindicatos;
c) implantar a ACADEMIA DE LIDERANÇA
SINDICAL em parceria com Universidades (UNILAB, UFC e UECE) e ONGs (Instituto
Bárbara de Alencar, etc.) que terá como missão a realização dos processos de
Formação Presencial, Formação à Distância e a Formação em Ação;
O Projeto de Experimentação através da
ACADEMIA DE LIDERANÇA SINDICAL realizará em 2015 o Curso "Fortalecimento
da Organização Sindical no Serviço Público Municipal: Contexto, Desafios e
Perspectivas" com carga horária de 200 horas-aula, contemplando a
seguinte Programação:
EIXOS
|
AULAS/CARGA HORÁRIA
|
TEMÁTICAS
|
MODALIDADE
|
A história, contextos e cenários da organização sindical
no mundo e no Brasil.
|
Conferência Inaugural do Curso
5h/a
|
Organização dos trabalhadores no Brasil e no Mundo
(cenário no Brasil, na Europa e na América Latina no passado e hoje).
|
Presencial
|
Módulo I - História e Lições
10h/a
|
Histórico da organização Sindical (construção da
CUT, da APROMICE, da FETAMCE e da ISP - sujeitos em cena, relações do
trabalho, mobilizações emergentes, etc.).
|
Presencial
|
|
Módulo I - Conceitos Básicos
20h/a
|
O que é ideologia, capitalismo e socialismo, o que
é organização de classe, sindicalismo de resultado, relação com o Estado,
etc.
|
Virtual
|
|
Módulo I - Organização Sindical no Ramo dos
Servidores Públicos Municipais Cutista
20h/a
|
Desafios e perspectivas da Organização de base,
igualdade de oportunidades no serviço público, negociação coletiva, sindicato
cidadão, etc. |
Virtual
|
|
Modulo I - Avaliação e Aplicação da Aprendizagem
20h/a
|
Como o sindicato que você participa viveu estes momentos da
história?
Que lições podemos apreender para os tempo atuais?
Como você pode compartilhar este conhecimento com a diretoria do seu
sindicato? |
Virtual
Presencial
Em
ação
|
|
Atores e Poderes na Nova Ordem Mundial e no
Brasil.
|
Módulo II - O contrapoder da sociedade civil
10h/a
|
Mundialização das resistências e das lutas
(conhecendo a Plataforma Outro Davos, Fórum Social Mundial e a Internacional
do Serviço Público).
|
Presencial
|
Módulo II - Redes e movimentos sociais
10h/a
|
O que há de novo nos movimentos sociais
(características das redes de movimentos, ativismo virtual, alcance e limites
dos movimento ecologistas, etc.).
|
Virtual
|
|
Módulo II - Mobilização social
20h/a
|
Conceitos básicos e processo de mobilização social
(O que é mobilização social, estruturação e planejamento de mobilização
social, idéias inovadoras e criativas de mobilização social).
|
Virtual
|
|
Módulo II - Avaliação e Aplicação da Aprendizagem
20h/a
|
Como o movimento sindical cutista tem participado da construção
deste contrapoder? Que desafios e lições identificamos nas
experiências para os tempo atuais?
Como você pode compartilhar este conhecimento com outros movimentos
sociais em seu município?
|
Virtual
Presencial
Em
ação
|
|
A Era da construção de Utopias e inovação Sindical
|
Módulo III - Projeto Político da FETAMCE
20h/a
|
Cenários e desafios da Conjuntura (precarização do
serviço público, estratégias de luta dos servidores, modelo de gestão
sindical, etc.)
|
Presencial
|
Módulo III - Novos Líderes para novos Tempos
20h/a
|
Habilidades e competências para a liderança
sindical (gestão de equipes de alta performance, relações interpessoais,
projeto de vida, etc.)
|
Virtual
|
|
Módulo III - Avaliação e Aplicação da Aprendizagem
20h/a
|
Quais pontos devem compor uma nova agenda de organização
sindical para os servidores?
Quais desafios e idéias projetamos para o futuro da FETAMCE?
Como você pode compartilhar este conhecimento na sua Regional?
|
Virtual
Presencial
Em
ação
|
|
Juntos somos fortes
|
Colóquio de Encerramento do Cursos
6h
|
Troca de experiência da aprendizagem
Certificação dos concludentes
Confraternização
|
Presencial
|
Desta maneira teremos 50h/a de Formação Presencial, 120h/a de Formação à
Distância e 30h/a de Formação em Ação, totalizando uma carga horária de 200
horas aula.
Este curso piloto será oferecido para até 50
dirigentes da FETAMCE distribuídos entre Coordenadores Regionais, lideranças de
sindicatos e membros da Direção
Estadual. Haverá um processo de inscrição para preenchimento das respectivas
vagas disponibilizadas.
Secretaria de Formação Sindical da FETAMCE
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